Páginas

9 de mai. de 2012

Buracos no jardim

Olá!

Minha postagem de hoje é, na verdade, um pedido de colaboração. Há algum tempo venho notando o aparecimento de buracos misteriosos no meu jardim. Eles são sempre bem redondinhos, com uns 2 cm de diâmetro, e são bem profundos — medi a profundidade do último, ele ia retinho por 30 cm antes de fazer uma curva, ou desaparecer dentro da terra, não sei. O curioso é que, em volta desses buracos, a grama fica sempre bem mais baixa e seca, como se tivesse sido comida ou queimada.

Achei que poderia ser aquele famoso "minhocão" (não sei qual é o nome certo desse bicho): uma espécie de cobra, meio minhoca, meio verme, que tem uns 30 cm e mora dentro da terra. Mas, aparentemente, essa minhoca não come grama, daí o mistério.

Se alguém tiver uma dica do que pode estar causando esses buracos, mate minha curiosidade, por favor!!!


67 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Não sei se vc já descobriu, mas hoje apareceu um buraco igualzinho ao que vc descreve e tem duas possibilidades mais prováveis. Rato ou mel do chão (é uma colméia que é feita debaixo do solo). Aqui em casa tenho essas duas possibilidades pois crio coelhos e a urina desses atraem ratos e aqui sempre aparecem abelhas não sabemos de onde. Então, só amanhã vou saber o que o buraco no meu jardim é. Boa sorte para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ratos ou toupeiras.
      Meter para dentron remédiobde ratos.

      Excluir
  6. já vi um destes aqui em casa não sei o que é ainda, mais um veterinario me falou que é feito por cobra, bom fica o alerta,,,ok

    ResponderExcluir
  7. Isso é toca de aranha de jardim, eu abri um buraco desses e tinha um ninho de aranha.

    ResponderExcluir
  8. Estes furos podem ser paquinhas. Pode conferir aqui: http://www.jardineiro.net/pragas/paquinha.html

    ResponderExcluir
  9. No meu jardim tbm tem só que em volta dele aparece penas de passarinho como se fosse pegas ali o q mais estranho e o pior que eu nao sei oq ehh...

    ResponderExcluir
  10. No meu jardim também ocorre isso. Recentemente surgiram muitas paquinhas pelo quintal; após, começaram a surgir esses buracos e um canteiro de alface começou a morrer. Com certeza no meu caso é paquinha. Isso em grande número vira uma praga.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de encontrar um buraco desses com pena de passarinho em volta,estou assustado
    ,pode ser cobra.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá pessoal


    Aqui em casa surgiu um buraco no gramado próximo da garagem e nele já toquei várias pedras enorme e cai bate na água, pra mim pode ser um tipo de poço antigo que foi esquecido ali ou até mesmo coberto mais com a chuva pode ter se abrindo.

    ResponderExcluir
  14. Olá. Esses "buracos" são feitos pela larva do dilobderus abderus (larva de uma espécie de besouro que ocorre entre os meses de outubro e fevereiro). Essas larvas, quando adultas, medem 5-6 cm e elas são conhecidas como "praga do trigo", por cortarem as folhas do trigo e as levarem para dentro de sua toca (que mede em torno de 30 cm). Essa "toca" cheia de palha de trigo (mas também de grama seca - elas adoram a "esmeralda"), servirá como um ambiente ideal para a metamorfose ocorrer e um novo besouro sair voando e depositar ovos (reiniciando o ciclo).
    Eu uso o controle biológico (óleo de Nim - que age paralisando o sistema digestório da larva, provocando, muitas vezes, sua morte). Se você tiver poucos desse buracos em sua casa, não esquente. Mas se tiver vários, aí se trata de uma praga. De qualquer maneira, mesmo sendo uma praga, é possível viver amigavelmente com as larvas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal, essa postagem é correta e esclarecedora. É o fim do mistério. Não precisam ficar apavorados (as)!

      Excluir
    2. No meu gramado apareceram muitos destes buracos. Por fora a grama está seca e minha grama é esmeralda. Estou preocupada pois está aumentando dia a dia.

      Excluir
  15. Apareceu no meu jardim da minha calçada estou assustada pois tenho pânico de rato e cobra preciso descobrir logo senao nan vou nem conseguir dormir meu Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui na minha casa tambem tem estou assustada por nao saber o que realmente é

      Excluir
    2. No meu jardim tbm tem um sei q e formiga outro não sei ..encontrei uma covrinha ( jararaca),devia 15 cm hj .. meio.

      Excluir
    3. Ratos ou toupeiras.por dentro do buraco remédio de ratos!

      Excluir
  16. To com medo de ser cobra como faço pra tira essa dúvida

    ResponderExcluir
  17. Gente to com o mesmo problema quem souber oque é avisa por favor

    ResponderExcluir
  18. Oi Lívia descobriu alguma coisa? Estou com o mesmo problema em casa

    ResponderExcluir
  19. Aqui em casa tinha o mesmo problema, mas descobri o causador, são aqueles cascudos com um chifre na cabeça, encontrei vários dentro dos buracos, eles possuem umas garras para escavar.

    ResponderExcluir
  20. Gente aqui tbm apareceu meus filhos fazem é puxar e brincar com eles, não são perigosos

    ResponderExcluir
  21. em cada são vários buracos,começa pequeno, aí vai alargando e é muito fundo,encho de água e terra mas não adianta,a terra e sugada

    ResponderExcluir
  22. Achei no meu gramado também uns 15 buraco desses. Não sei o que é e também eu nunca tinha visto . Minha grama é esmeralda e está bem baixinha não vi nenhum tipo de bicho . Alguém pode me dizer o que passar e o que se trata

    ResponderExcluir
  23. em meu Jardim tem vários buraquinhos perto das roseiras setou com medo de que esses estraguem gostria de saber como eliminar

    ResponderExcluir
  24. Aqui também apareceu no pátio um buraco desses de uns 10cm de largura hoje de tarde coloquei uma pedra grande cima que tapou completamente o buraco mas na noite fui para o pátio meus gatos um ciames e um agora branco estavam do lado da pedra tipo em posição de atack ilumine para ver já tinha se formado outro bura bem ao lado da pedra que eu tinha colocado esse buraco media 5cm por uns 50cm de profundidade mas não descobri o que é

    ResponderExcluir
  25. Esses buracos tem aqui no meu quintal e eu vi a cabeça de uma cobra. São cobras sim, eu vi e me apavorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também encontrei no meu pátio, dois buracos bem redondinho.
      Resumindo uma cobra em cada buraco.

      Excluir
  26. Ola boa tarde, aqui em casa estou com este problema, porem aqui são três buracos, um em seguida na mesma linha( direção)e estou bem assutada estes buracos tem entre 1 a 3 metros de profundidade e deixa a parde de cima da grama oca, a rais da grama fica solta e não more. o maior buraco tem uma largura de 30 centímetros. estes buracos já foram preenchidos com terra e pedras, porem continuam a ceder. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Descobriu o que é? Estou com o mesmo problema. Pisei na grama que, por sinal, estava verdinha e a mesma cedeu. Assim, encontramos esse buraco no gramado e com túneis tanto para o lado direito, quanto para o esquerdo.

      Excluir
  27. Aqui em casa tem vários e todos que eu encontro é aranha.

    ResponderExcluir
  28. Aqui em casa também tem. Eu escavei um e pra minha surpresa depois de uns 30 centimetros havia uma bifurcação segui cavando e encontrando outros tuneis. Na verdade éra uma rede de tuneis imterligados e e quanto mais gundo mais largos ficavam eles ficavam. Alguns caberiam uma lata de refrigerante. Cavei mais ou menos 1.30 mt. Mas acabei derrubando terra nos tuneis e os perdi de vista.
    Detalhe. Os túneus eram redondinhos, quase que perfeitamente. Não encontrei cãmaras de desova ou armazenagem de alimento. Os túneis eram limpinhos. Não havia pegadas. Não era de gormigas. Não eram de ratos. Mas o detalhe mais interessante é que, apesar da profundidade e tantos tuneis, não havia um grãosinho de terra que fosse retidado do tunel para fora. Parecia simplesmente que a terra retirada sos tuneis havia desaperecido simplesmente.
    Não há rasto algum; não há ceda de aranha ou larva; a única coisa que sei é que o animal é noturno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui,no meu gramado, é a mesma coisa. Não tem terra retirada, a grana seca e encontrei algumas bolinhas que parecem fezes de algum animal. Onde tem fezes a grama fica seca. Não consegui descobrir qual animal é.

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Lívia Taisa, cave um deles com cuidade para não derrubar terra dentro. Aí você derrepemte descobre. Eu não consegui descobrir ainda. Tenho pena do bixinho. Eles não fazem mal algum. Pelomenos é o que eu acho. Hehehe

    ResponderExcluir
  31. Aqui em casa apareceu diversos buracos igual ao da foto no gramado, +- uns 40 buraquinhos em uma área de 150m2, joguei em cada um deles uma solução de água com detergente e em pouco segundos saíram diversos grilos e morreram em seguida, achei 2 paquinhas tb.

    ResponderExcluir
  32. Isso é casa de aranha, para ter certeza pega uma linha cola um pedacinho de chiclete na ponta e coloca dentro do buraquinho ate ela morde, depois e só puxar a linha, fiz muito isso quanto era criança

    ResponderExcluir
  33. Também fazia bastante isso na infância. Brincava com os primos cada um pescava a sua e colocava pra brigar kkkkk. https://youtu.be/smEoeiIgGF0

    ResponderExcluir
  34. O intrigante é que são buracos com diâmetros ou circunferências muito precisas. Tenho comigo que deva ser algum roedor e mais curioso , é que o rastro da grama onde supostamente esse "animal anda" fica amarelado e não há vestígio de retirada de terra....Em fim, só colocando câmera pra saber efetivamente qual é o bicho...kkk

    ResponderExcluir
  35. No meu jardim seguiu um buraco, fechei com pedra no outro dia estava aberto novamente. Não é num buraco pequeno é num médio e percebi que começa em um lado do jardim e termina do outro lado aonde também tem pedras espalhadas.

    ResponderExcluir
  36. Alguem descobriu o que são os buraco com pena de passarinho em volta? Rato? Cobra? Apareceu no meu quintal tbm

    ResponderExcluir
  37. Aqui tbm achei um buraco misterioso, mais ou menos 7cm de diâmetro, coloquei a mangueira de água e deixei uma 5 minutos ligados e não encheu. Que que é isso mano?

    ResponderExcluir
  38. Os buraquinhos que parecem ser de formiga e não São ....descobri que é um bichinho que tem em cada buraquinho ....parecem uma lagartinha com cara de formigão e dá para pescar esses bichinhos com uma linha e chiclete ou sabão na ponta kkk parece zueira mas é divertido ....mas eu gostaria de saber o nome desses insetos

    ResponderExcluir
  39. Apareceu alguns buracos com 2cm... hoje notei um onde plantei batata doce. Vi uma espécie de besouro entrando. Porém, também vi no barranco uns buracos de uns 15 cm q não sei o que é. Tenho medo de ser cobra, mas até o momento não encontrei nenhuma. Aqui na minha região costuma ter muito lagarto, porem, também não encontrei nenhum.

    ResponderExcluir
  40. São paquinhas, faça o teste, misture um pouco de detergente e agua e no final da tarde jogue um pouco no buraco, aguarde uns 2 a 5 min se for o grilo vai sair

    ResponderExcluir
  41. Eu tbm tenho aqui, e acho que acabei de descobrir o que é , eu coloquei pedras no buraco e começou a sair um monte de Formiga de dentro

    ResponderExcluir
  42. Aqui em casa tem 2 destes buracos redondinho de aprox.3cm por.mais de.30 cm de profundidade. Estou ancião para descobrir o.inseto lou seja qual for o animal.

    ResponderExcluir
  43. Aqui na casa da minha mãe tem um buraco desse enorme tenho medo de ser cobra

    ResponderExcluir
  44. Gente apareceu um desses aqui em casa, e ainda com penas de passarinho em volta. kkkk Fiquei curiosa mas não tenho coragem de ver oque é! Vou acabar tampando com alguma coisa..

    ResponderExcluir
  45. Aqui em casa tb apareceu. Certo dia cobri o buraco com um pouco de terra e algo se mexia dentro. Daí descobri ser aranha. Esta seman.fiz em outros buracos(joguei água) e saiu aranha também! Qto maior o buraco maior foi a aranha!.

    ResponderExcluir
  46. Aqui em xasa demorei para descobrir pois só faz buraco a noite, mas descobrir é uma lagarta chamada Coro. Ela é a larva do besouro e aparece nos meses de janeiro e fevereiro. Se esconde nos buracos de dia e se alimenta da raiz da grama. Já fechamos mais de uma centena de buracos e já capturamos algumas fora do buraco a noite. Uma praga difícil de exterminar estava acabando com meu gramado.

    ResponderExcluir
  47. apareceu no pomar do nosso sitio eram tipo besouro estranho, coloquei veneno e eles sairam tontos

    ResponderExcluir
  48. Uma vez achamos dentro do túnel aqui uma cobra branca muito estranha e tem um bico que parece de passarinho agora voltou a aparecer esses buracos e não consigo achar nada lá dentro.

    ResponderExcluir
  49. Aqui em casa o mesmo e descobri o que é. Camundongos. Um vizinho desmanchou um galpão no terreno e os animais se espalharam pela vizinhança. Enfiei a mangueira dentro de um desses tuneis e saíram dois pequenos roedores de uns 8cm de dentro. Eles fizeram muitos buracos no pátio, e alguns interligados, tanto que a mangueira ficou ligada muito tempo sem transbordar. Em alguns buracos há acúmulo de terra ao lado, outros não.
    Esses pequenos roedores estão fazendo um belo estrago a noite, andando por tudo, roendo ração do cachorro, defecando e urinando gavetas externas e locais diversos, estou muito desesperada com isso.

    ResponderExcluir