Páginas

9 de mai de 2012

Buracos no jardim

Olá!

Minha postagem de hoje é, na verdade, um pedido de colaboração. Há algum tempo venho notando o aparecimento de buracos misteriosos no meu jardim. Eles são sempre bem redondinhos, com uns 2 cm de diâmetro, e são bem profundos — medi a profundidade do último, ele ia retinho por 30 cm antes de fazer uma curva, ou desaparecer dentro da terra, não sei. O curioso é que, em volta desses buracos, a grama fica sempre bem mais baixa e seca, como se tivesse sido comida ou queimada.

Achei que poderia ser aquele famoso "minhocão" (não sei qual é o nome certo desse bicho): uma espécie de cobra, meio minhoca, meio verme, que tem uns 30 cm e mora dentro da terra. Mas, aparentemente, essa minhoca não come grama, daí o mistério.

Se alguém tiver uma dica do que pode estar causando esses buracos, mate minha curiosidade, por favor!!!


16 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Não sei se vc já descobriu, mas hoje apareceu um buraco igualzinho ao que vc descreve e tem duas possibilidades mais prováveis. Rato ou mel do chão (é uma colméia que é feita debaixo do solo). Aqui em casa tenho essas duas possibilidades pois crio coelhos e a urina desses atraem ratos e aqui sempre aparecem abelhas não sabemos de onde. Então, só amanhã vou saber o que o buraco no meu jardim é. Boa sorte para você.

    ResponderExcluir
  6. já vi um destes aqui em casa não sei o que é ainda, mais um veterinario me falou que é feito por cobra, bom fica o alerta,,,ok

    ResponderExcluir
  7. Isso é toca de aranha de jardim, eu abri um buraco desses e tinha um ninho de aranha.

    ResponderExcluir
  8. Estes furos podem ser paquinhas. Pode conferir aqui: http://www.jardineiro.net/pragas/paquinha.html

    ResponderExcluir
  9. No meu jardim tbm tem só que em volta dele aparece penas de passarinho como se fosse pegas ali o q mais estranho e o pior que eu nao sei oq ehh...

    ResponderExcluir
  10. No meu jardim também ocorre isso. Recentemente surgiram muitas paquinhas pelo quintal; após, começaram a surgir esses buracos e um canteiro de alface começou a morrer. Com certeza no meu caso é paquinha. Isso em grande número vira uma praga.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de encontrar um buraco desses com pena de passarinho em volta,estou assustado
    ,pode ser cobra.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá pessoal


    Aqui em casa surgiu um buraco no gramado próximo da garagem e nele já toquei várias pedras enorme e cai bate na água, pra mim pode ser um tipo de poço antigo que foi esquecido ali ou até mesmo coberto mais com a chuva pode ter se abrindo.

    ResponderExcluir
  14. Olá. Esses "buracos" são feitos pela larva do dilobderus abderus (larva de uma espécie de besouro que ocorre entre os meses de outubro e fevereiro). Essas larvas, quando adultas, medem 5-6 cm e elas são conhecidas como "praga do trigo", por cortarem as folhas do trigo e as levarem para dentro de sua toca (que mede em torno de 30 cm). Essa "toca" cheia de palha de trigo (mas também de grama seca - elas adoram a "esmeralda"), servirá como um ambiente ideal para a metamorfose ocorrer e um novo besouro sair voando e depositar ovos (reiniciando o ciclo).
    Eu uso o controle biológico (óleo de Nim - que age paralisando o sistema digestório da larva, provocando, muitas vezes, sua morte). Se você tiver poucos desse buracos em sua casa, não esquente. Mas se tiver vários, aí se trata de uma praga. De qualquer maneira, mesmo sendo uma praga, é possível viver amigavelmente com as larvas.
    Abraço.

    ResponderExcluir