Marina – Carlos Ruiz Zafón
Sinopse
Neste livro, Zafón constrói um
suspense envolvente em que Barcelona é a cidade-personagem, por onde o
estudante de internato Óscar Drai, de 15 anos, passa todo o seu tempo livre,
andando pelas ruas e se encantando com a arquitetura de seus casarões. É um
desses antigos casarões aparentemente abandonados que chama a atenção de Oscar,
que logo se aventura a entrar na casa. Lá dentro, o jovem se encanta com o som
de uma belíssima voz e por um relógio de bolso quebrado e muito antigo.
Mas ele se assusta com uma inesperada presença na sala de estar e foge, assustado, levando o relógio. Dias depois, ao retornar à casa para devolver o objeto roubado, conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora.
Os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e se defrontando com o mesmo símbolo - uma mariposa negra - diversas vezes, nas mais aventurosas situações por entre os cantos remotos de Barcelona. Tudo isso pelos olhos de Oscar, o menino solitário que se apaixona por Marina e tudo o que a envolve, passando a conviver dia e noite com a falta de eletricidade do casarão, o amigável e doente pai da garota, Germán, o gato Kafka, e a coleção de pinturas espectrais da sala de retratos.
Em Marina, o leitor é tragado para dentro de uma investigação cheia de mistérios, conhecendo, a cada capítulo, novas pistas e personagens de uma intrincada história sobre um imigrante de Praga que fez fama e fortuna em Barcelona e teve com sua bela esposa um fim trágico. Ou pelo menos é o que todos imaginam que tenha acontecido, a não ser por Oscar e Marina, que vão correr em busca da verdade - antes de saber que é ela que vai ao encontro deles, como declara um dos complexos personagens do livro.
Considerações
A princípio, pensei em não resenhar
este livro, tanto porque há muitas resenhas disponíveis na internet, como
porque a sinopse conta até mais do que o necessário para fazer o leitor se
interessar. No entanto, mudei de opinião após conversar com uma pessoa que teve
uma impressão diferente da minha e da maioria das pessoas que vi.
Peço ao leitor que ainda não conhece
essa história que tenha cautela ao ler esta resenha, pois precisarei revelar
partes do enredo.
Óscar é um garoto solitário que vive
num colégio interno, e, ao final de cada dia, sai às vezes com seu melhor
amigo, às vezes só, para passeios por Barcelona. Em certa ocasião, ele faz o
trajeto sozinho, e descobre uma rua esquecida cheia de casarões abandonados.
Quando já pensa em voltar, é seduzido por um canto doce, e acaba acidentalmente
roubando um relógio da casa de onde vem o canto. Ao voltar à residência para
devolver o objeto, Óscar conhece Marina, uma jovem mais ou menos da mesma idade
que ele, que vive naquela casa da rua abandonada com o pai doente, de quem
cuida. Marina não vai à escola e não tem muitos amigos, o que torna a amizade
entre ela e Óscar natural.
A partir daí o leitor é envolvido num
mistério: Marina quer descobrir a verdade sobre uma estranha mulher de véu
preto que visita um cemitério esquecido de Barcelona, sempre no mesmo dia do
mês, sempre à mesma hora. Os dois adolescentes se envolvem em mistérios que
envolvem um cientista louco, experimentos grotescos com seres humanos, e um
romance trágico, e cada revelação é mais surpreendente que a outra, deixando o
leitor totalmente incapacitado de largar o livro. E, embora já exista mistério
suficiente na história que os jovens estão investigando, ainda há um mistério
que Óscar precisa desvendar sozinho: quem é Marina? Que segredos ela esconde?
Pois obviamente existe um, e o leitor se pega imaginando, página após página,
qual seria este mistério. Seria Marina um fantasma? Uma alucinação? Alguém de
outra vida?
O segredo de Marina só é revelado no
final da história, e certamente emociona o leitor, que se sente solidário e
companheiro de Óscar, e sente toda sua solidão quando Marina parte, e o deixa
sozinho mais uma vez.
No entanto…
Li Marina com a mesma empolgação com
que li os outros livros de Carlos Ruiz Zafón. Ao chegar ao final, julguei que
tinha entendido tudo: as revelações de Zafón revelavam tudo, simples assim.
Porém, quando peguei este livro na biblioteca municipal, tanto minha mãe como
meu marido o leram também no período em que o tive emprestado, o que
proporcionou boas conversas a respeito dele. Minha mãe teve as mesmas
impressões que eu e que a maioria dos leitores de quem li as resenhas.
Mas meu marido, que não é fã do
gênero fantasia e que costuma ter pontos de vista diferentes, me mostrou uma
outra possibilidade de interpretação do livro, que o torna ainda mais
fascinante e misterioso, deixando uma grande interrogação que, creio, nunca se
apagará.
Garanto que a dúvida deixada por
Marina é tão intrigante quanto a veracidade ou não da traição de Capitu. Ou
mais, já que as possibilidades do que teria acontecido ou não são muito
maiores.
A PARTIR DESTE PONTO HÁ MUITAS REVELAÇÕES
SOBRE O ENREDO!
No início do livro, a nota do autor
sobre o livro Marina é um tanto quanto reveladora: este é, talvez, o livro mais
pessoal do escritor.
Logo no início do texto temos outra
frase importante, dita por Marina para Óscar no meio do livro, e que ele
reforça tanto no início quanto no final, e que é talvez a mais importante para
lançar a teia de dúvidas que não se desenrola: Marina diz a Óscar que a gente
só se lembra bem do que nunca aconteceu. E é nesse ponto que começamos a
acompanhar os relatos de Óscar, já um homem de mais trinta anos, sobre o que
aconteceu com ele na semana em que ficou desaparecido por Barcelona, para a
qual ele deu explicações diferentes para cada pessoa, de acordo com o que a
pessoa em questão poderia ou não entender.
Óscar é um menino solitário e vive
num internato. Seus pais não fazem questão nem de passar as festas de fim de
ano com ele, o que o torna um garoto de certa forma melancólico, e certamente
louco para fazer parte de uma família. Então, quando ele conhece Marina e o pai
dela, vive uma aventura e desvenda um mistério que ninguém sabia que existia no
submundo de Barcelona. Quando passamos pelo clímax do livro, e todos os
segredos são desvendados, e o misterioso cientista e sua fiel esposa enlutada
morrem num grande incêndio, destruindo também todas as provas da existência da
tragédia enigmática que envolveu os personagens, descobrimos, finalmente, que
Marina é real, e que seu grande segredo, que a mantém afastada das pessoas e
longe da escola, é que é ela quem está doente, não o pai dela. Então
acompanhamos Óscar em suas visitas ao hospital até que, fatalmente, Marina
morre, e Óscar passa uma semana desaparecido de Barcelona porque vai ao funeral
dela sem contar a ninguém.
O livro termina aí, nos deixando com
a sensação de uma tristeza profunda de um amor que poderia ter sido, mas que
não aconteceu por uma terrível doença, refletindo a tragédia ocorrida com o
casal misterioso: o médico cientista e sua mulher deformada, que visita seu
túmulo coberta com um véu.
Entretanto, uma breve reflexão
minuciosa nos leva a algumas constatações:
1 – Todos os personagens principais
que tiveram conhecimento da existência de Marina ou da terrível história de
mistério da viúva e do cientista, com exceção do pai dela, terminam mortos.
2 - O pai de Marina, único a conhecer
a verdade sobre a filha, vai embora para nunca mais voltar, e Óscar não o vê
mais, o que também nos permite duvidar de sua existência.
3 – Óscar não contou a absolutamente
ninguém sobre Marina ou sobre suas aventuras com ela, nem foi questionado, em
nenhum momento, pelos padres do internato, sobre suas misteriosas andanças.
4 – Uma cena em particular mostra
Óscar sendo atacado no internato, e a criatura atacante deixando as mãos de
madeira (próteses) de um dos personagens, sendo deixada no internato,
ensanguentadas. No entanto, não há nenhum indício de que a polícia tenha sido
acionada, e em nenhum momento posterior o internato entra em contato com o
menino para falar sobre o ocorrido, o que levanta suspeitas sobre a realidade
do ocorrido também.
5 – Marina e o pai vivem numa casa
isolada em um bairro onde só existem casarões abandonados. Não têm energia
elétrica por falta de dinheiro, e Óscar encontra a casa vazia várias vezes,
quando entra sorrateiramente nela. A maioria dos móveis está sempre coberta por
lençóis, e, em algumas ocasiões, há uma camada de pó cobrindo o chão, típico de
casas abandonadas. E, ainda que sejam descritos como decadentes, até
extremamente pobres, Marina e seu pai ocasionalmente têm dinheiro para comprar
croissants, e o pai mantém, em perfeito estado, um carro antigo, que funciona
perfeitamente bem, e poderia muito bem ser vendido como relíquia. Eles também
têm dinheiro para abastecer o carro e ir à praia, além de pagarem viagens
ocasionais para o tratamento do pai (que, mais tarde, sabemos que são
tratamentos para Marina).
6 - Quando comparamos a data de
nascimento de Zafón com a idade de Óscar e o ano em que se passa o livro,
descobrimos que Zafón e Óscar têm a mesma idade, além de compartilharem a mesma
cidade natal, Barcelona, o que nos leva a questionar o quanto da juventude real
de Zafón pode haver na história.
No fim, fica a dúvida: será que
Óscar, que pode ser um alter ego do autor, não inventou toda essa história por
ser um menino solitário? Se sim, será que ele inventou apenas a parte mística,
e Marina realmente existiu na vida dele? Ou então, por ser um menino tão
sozinho, seria toda a história inventada pela imaginação fértil de um escritor
preso em um internato? Teria tudo acontecido de verdade, e a história teria se
tornado algo que “nunca aconteceu” porque o único a saber dela é Óscar, que
nunca a contou a ninguém? Ou será que o próprio Óscar poderia não mais
diferenciar a realidade da invenção, já que é tão fácil se lembrar bem do que
jamais aconteceu?
Nenhum comentário:
Postar um comentário